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As inscrições são realizadas pelo site
 
ATENÇÃO: DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS COM OS HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO - Ao buscar seu trabalho na lista de aprovados, por favor, confira todos os eixos, pois alguns trabalhos foram realocados em eixos diferentes daqueles em que foram inscritos .
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Descrição

O II Encontro de Pós-Graduação em Educação: pesquisa e avaliação: desafios e perspectivas atuais, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu, vinculado ao Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e pelo Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, busca consolidar-se como um evento bianual garantindo um espaço de integração e articulação entre pesquisadores vinculados a pós-graduação. O evento visa promover o aperfeiçoamento contínuo de profissionais qualificados para o exercício das atividades de pesquisa e desenvolvimento da produção de conhecimento no campo da educação; impulsionar o avanço do conhecimento, por meio da inserção acadêmico-social, considerando a atuação de seus docentes, discentes e egressos em sistemas de ensino de todos os níveis e estabelecer os intercâmbios de cooperação acadêmica com instituições nacionais e internacionais em prol da qualificação da formação, da produção e da socialização do conhecimento.

Modalidades

Apresentação oral

Apresentação de Grupos de Pesquisa

Ouvintes

Normas para submissão de trabalhos

1- As inscrições para todas as modalidades serão realizadas somente pelo SINSC (www.sinsc.furg.br). A inscrição da modalidade ouvinte poderá ser realizada até o dia do Encontro caso haja vagas.

2- Serão aceitos trabalhos completos, na modalidade apresentação oral e apresentação nos grupos de pesquisa, no período de 15 de maio a 5 de julho, sem possibilidade de prorrogação.

3- Pagamento por depósito bancário na seguinte conta:

Banco: Caixa Econômica Federal

Operação: 013
Agência: 4244
Conta: 5327-9
Nome: Kamila Lockmann

4- Enviar comprovante de pagamento pelo sistema no momento da inscrição.

5- Cada participante poderá submeter 1 (um) trabalho científico como autor; 1 (um) trabalho como coautor e 1 texto como representante de Grupo de Pesquisa em qualquer dos 8 (oito) eixos do evento. Será considerado trabalho científico, textos que apresentem resultados de pesquisas concluídas ou em andamento.

6- Além de trabalho científico, o evento propõe Apresentação de Grupos de Pesquisa, com o objetivo de divulgar ações e produções mais relevantes, articular parcerias de trabalho e intercâmbios entre pesquisadores. Os interessados deverão submeter um texto para um dos 8 (oito) eixos do evento com as seguintes informações: nome do grupo, vínculo institucional, histórico e contextualização, descrição das principais ações desenvolvidas e projetos futuros.

7- Todos os autores precisam estar inscritos no evento e efetuar o pagamento para receber o certificado.

Regras de formatação dos trabalhos

É necessário enviar 2 (dois) arquivos:
1- Um arquivo com cabeçalho contendo: nome completo do (s) autor (es), vinculação institucional e endereço eletrônico e indicação do nome da (s) agência (s) financiadora (s) da pesquisa, se for o caso.

2- O outro arquivo com indicação do eixo temático e texto completo, sem identificação de autoria. Seguindo as normas da ABNT e a seguinte formatação:


• Texto em português ou espanhol, entre 10 a 15 páginas incluindo referências bibliográficas, notas de rodapé, título; resumo e palavras-chave,

• Papel tamanho A4;
• Margem superior e inferior com 2,5 cm; margem esquerda e direita com 3,0 cm;
• Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
• Espaçamento entre linhas: 1,5;
• Alinhamento: justificado;
• Páginas numeradas a partir da segunda, no alto, à direita;
• Título em negrito, com alinhamento centralizado.
• Os resumos (entre 150 a 250 palavras) devem ser acompanhados de palavras-chave (entre 3 a 5).
• Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office.
 
OBS:
• Os textos na íntegra e os cabeçalhos deverão estar com extensão em Word (doc) ou (docx).
• Os textos devem ter passado por revisão linguística pois serão publicados.

Regras de formatação do texto para Grupos de Pesquisa

É necessário enviar 1 (um) arquivo:

3- O arquivo deve conter nome do Grupo de Pesquisa; vinculação institucional; nome completo do (s) autor (es) e endereço eletrônico e/ou website do grupo, indicação do eixo temático e texto completo. Seguindo as normas da ABNT e a seguinte formatação:
• Texto em português ou espanhol, entre 5 a 10 páginas incluindo referências bibliográficas, notas de rodapé, título; resumo e palavras-chave,

• Papel tamanho A4;

• Margem superior e inferior com 2,5 cm; margem esquerda e direita com 3,0 cm;
• Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

• Espaçamento entre linhas: 1,5;

• Alinhamento: justificado;

• Páginas numeradas a partir da segunda, no alto, à direita;

• Título em negrito, com alinhamento centralizado.

• Os resumos (entre 150 a 250 palavras) devem ser acompanhados de palavras-chave (entre 3 a 5).

• Os arquivos enviados deverão utilizar obrigatoriamente programas do Microsoft Office.
OBS:
• Os textos na íntegra e os cabeçalhos deverão estar com extensão em Word (doc) ou (docx).
• Os textos devem ter passado por revisão linguística pois serão publicados.

Critérios para a Seleção

A avaliação dos trabalhos completos será feita pelos membros do Comitê Científico, considerando os seguintes critérios:

• Trabalhos resultantes de projetos de pesquisa concluída ou em andamento;
• Originalidade e relevância do trabalho;
• Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
• Informações adequadas para avaliação do trabalho, incluindo objetivo, temática e referencial teórico;
• Interlocução com a produção da área e contribuição aos eixos temáticos do evento;
• Adequação a normas da língua escrita.
• Caso o trabalho não seja selecionado para apresentação e publicação, a taxa de inscrição não será devolvida. Os trabalhos completos que não obedecerem às normas estabelecidas não serão aceitos.

Eixos temáticos

Eixo 1: Mobilizações e movimentos sociais, educação popular e utopias

Grupos: Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, GEFEAP - Grupo de Estudos Sobre os Fundamentos da Educação Ambiental e Popular e Educamemória.
Coordenadores: Prof. Dr. Marcio Rodrigo Vale Caetano, Profª. Drª. Vânia Chaigar, Prof. Dr. Vilmar Pereira

Ementa: Este eixo debate as utopias na perspectiva freireana como modos de estar-sendo-no-mundo que exige a produção estética e ética do conhecer-existir. A construção do conhecimento é a possibilidade de "pro-jetar" e buscar no imaginado as redes de significados da existência. São nas utopias que demarcarmos a educação popular e as mobilizações e movimentos sociais como lócus privilegiados de pesquisa, reafirmando nosso compromisso com os que vivem em condição de subalternidade, a exemplo de mulheres, LGBT, pessoas com deficiência, indígenas e negr@s. Nesta direção, problematiza o projeto de escola pública e formação docente para as camadas populares; as astucias e táticas dos/as subalternizados/as; as produções estéticas e éticas de ordinários/marginalizados/periféricos; as memórias, narrativas e histórias dos movimentos populares e sociais; os processos de mobilizações populares e de suas gestões cotidianas; as experiências interativas entre cidades, crianças e animais se configuram como interesses deste eixos temáticos.

Eixo 2: Docência e políticas de Educação Superior

Grupo: Repes- Rede de estudos e pesquisas em Educação Superior
Coordenador: Prof.ª Drª Gionara Tauchen

Ementa: O eixo temático vincula-se aos estudos e pesquisas sobre as políticas e docência na Educação Superior, epistemologia e processos pedagógicos, inovação e produção do conhecimento, gestão educacional e políticas de avaliação, organização e produção do conhecimento na pós-graduação.

Eixo 3: Práticas educativas: políticas do corpo e modos de fazer viver
Grupo: Observatório de Práticas Corporais e Políticas da vida

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer

Ementa: O presente eixo temático tem como objetivo a problematização dos modos como, em nossa sociedade, temos nos dedicado a projetar, programar, planejar a vida. Fazer viver é a tônica da contemporaneidade. Os modos pelos quais produzimos nossas vidas e visamos produzir a vida dos outros compõe este cenário constituindo políticas da vida. Noções como relações de poder, tomadas em sua positividade; problematização, como atitude de método em relação às práticas; programas, projetos e planos, que visam responder à dificuldades; têm possibilitado pensar sobre as práticas educativas em termos de sua constituição e implicações para os modos de viver. O corpo é central nestes processos. A estas questões se dedica este eixo.

Eixo 4: Corpos, gêneros e sexualidades nos espaços educativos
Grupo: Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE

Coordenadoras: Profª Drª Joanalira Magalhães

Ementa: O presente eixo temático tem como objetivo oportunizar espaços de discussões e reflexões relativas às temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nos diversos espaços educativos. A partir do entendimento de que questões centrais no estudo dessas temáticas referem-se ao papel das culturas, dos sistemas de significação e suas relações de poder, uma vez que esses elementos sociais encontram-se implicados na constituição dos sujeitos, pretendemos discutir nesse eixo como são representadas, produzidas e (re)significadas as questões de corpos, gêneros e sexualidades, a partir dos discursos produzidos pelos diferentes campos do saber, em diversos espaços – mídia, religião, família, sistema de saúde, entre outros –, além da escola, os quais nos ensinam e nos educam como sujeitos.

Eixo 5: Pesquisa como princípio cognitivo e formativo

Grupo: CEAMECIM – Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática
Coordenador: Profª Drª Elisabeth Schimidt e Prof.ª Drª Carla Crivellaro

Ementa: Este eixo temático pretende discutir as relações existentes entre a pesquisa e os processos cognitivos e formativos na profissão docente. Abordará questões relacionadas: à pesquisa como parte inerente à docência; à relação professor-pesquisador; às múltiplas linguagens e expressões (literária; audiovisual; imagética; artística; entre outras) que contribuem com os processos de pesquisa na formação docente e para um aporte de qualidade ao processo de aprendizagem.

Eixo 6: Infância e processos educativos

Grupo: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE
Coordenador: Prof.ª Drª Suzane Gonçalves e Prof.ª Drª Maria Renata Alonso Mota.

Ementa: Este eixo temático tem como propósito fomentar a interlocução entre pesquisas que tenham como temática a infância e os processos educativos na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou em espaços não formais de educação, tais como família, igreja, abrigos e outras instituições. Considerando a abrangência do tema, o eixo acolhe trabalhos no âmbito das políticas públicas, da formação de professores, das práticas pedagógicas, bem como da história da educação, sociologia, filosofia e antropologia da infância.

Eixo 7: Inclusão e diferenças

Grupo: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Processos de In/Exclusão
Coordenador: Prof.ª Drª Kamila Lockmann

Ementa: O eixo temático vincula-se aos estudos e pesquisas acerca da inclusão escolar e social desenvolvendo discussões sobre os processos de in/exclusão na Contemporaneidade que envolvem as pessoas com deficiência, os sujeitos em vulnerabilidade social, as diferenças raciais, étnicas e culturais, entre outros. Discute-se ainda as políticas públicas para a inclusão no Brasil e as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas para o atendimento desses sujeitos.

Eixo 8: Leitura, escrita e outras linguagens
Grupo: Grupo de Estudos de Estudos em Alfabetização e letramento na infância - GEALI
Coordenador: Prof.ª Drª Gabriela Medeiros Nogueira
Ementa: Esse eixo temático recebe trabalhos, que apresentem resultados de pesquisa parciais ou concluídas sobre a leitura, a escrita ou outras formas de linguagens. Investigações advindas de diferentes campos do saber, desenvolvidas tanto em escolas, como em outros espaços com as mais diversas perspectivas metodológicas.

Programação

  • 01/08/2017

    Manhã:
    8h-10h – Credenciamento

    10h – Conferência de Abertura: Currículo, governança e base comum nacional
    Prof. Dr. Álvaro Moreira Hypolito

    Tarde:
    14h- 17h30– Mesa com Coordenadores dos PPGs em Educação da Região Sul:
    A Pós-Graduação em Educação no Brasil: desafios atuais.
    Dra. Silvia Melett – UEL – Londrina – Paraná
    Dra. Geovana Lunardi – UDESC – Santa Catarina
    Dra. Madalena Klein – UFPEL – Pelotas

    14h-17h30 Apresentação de trabalhos

    17h30 - Momento cultural – Mauro Sá e Daniel Prado

    18h-20h– Mesa: Ética na Pesquisa
    Dra. Gionara Tauchen – FURG – Rio Grande
    Dr. Luis Henrique Sacchi dos Santos – UFRGS – Porto Alegre

  • 02/08/2017

    Manhã:
    9h-11h30: Apresentação de trabalhos

    Tarde:
    14h – 17h: Apresentação dos Grupos de Pesquisa

    17h30 - Momento cultural

    18h: Conferência de Encerramento: Ensino Superior no Uruguai e a pesquisa: desafios contemporâneos
    Dra. Shirley Beatriz Ferreira Guillama - Instituto de Formación Docente Rosa Silvestri


Valores

Valor da inscrição

Periodo: De 15 maio a 5 julho
Profissionais da Educação - apresentação de trabalho: R$ 70,00
Periodo: De 15 maio a  5 julho
Estudantes - apresentação de trabalho: R$50,00
Periodo: De 15 maio a  01 Agosto ( Somente Ouvintes)

valor da inscrição: R$30,00


Contato

Dúvidas e informações, entre em contato através do email evento ou na fanpage do Facebook .
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