• LINHA DE PESQUISA: ESPAÇOS E TEMPOS EDUCATIVOS 

 servletrecuperafotoCLEUZA MARIA SOBRAL DIAS

Doutora em Educação pela PUCRS. Realizou Estágio de Doutoramento na Universidade de Aveiro (Jan./Jul 2001). Mestre em Educação pela PUCRS e Graduada em Pedagogia-Pré Escola pela FURG. É Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Linha de Pesquisa Educação Ambiental: ensino e formação de educadores e no Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Espaços e Tempos educativos. Pró-Reitora de Graduação da FURG (Jan./2005 a Jan./2012). Reitora da FURG desde janeiro de 2013. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos (NEEJA/FURG) e Lider do Grupo de Pesquisa: Cultura, Práticas Educativas e Formação de Professores (CNPq). Dedica-se a estudos nas áreas de: formação de professores; alfabetização; educação de jovens e adultos; narrativa e histórias de vida; educação ambiental; cultura e práticas educativas. Coordenou a Pesquisa As Interações e as Práticas Sociais e Pedagógicas: olhares, discursos e fazeres no contexto educativo , contemplada com o auxílio do Edital Universal/2004 do CNPq. Coordenou o Programa Diálogos em Redes: a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da Educação Ambiental , financiado pelo PROEXT/2006, da SESu/MEC. Coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Regional Sul (2008). Coordenadora da Pesquisa "Diálogos em Rede: sentidos e signficados na alfabetização de EJA", contemplada com auxilio financeiro do CNPq, Edital 03/08 Ciências Humanas. Vice-Presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação junto a Andifes (2011/ 2012).

ft2  GIONARA TAUCHEN

Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS) e Pós-doutorado em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Atualmente, professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Coordenadora de Acompanhamento à Pós-Graduação, junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação; professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e integrante do Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências. Tem experiência docente e gestora na área educacional e investiga os seguintes temas: Educação Superior, gestão educacional, epistemologia, educação em ciências, formação de professores e ensino-aprendizagem.

ft3  GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA

Graduada em Pedagogia das Séries Iniciais do Primeiro Grau pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em 1997; Especialista em Educação Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) em 1998; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2001 e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em 2011. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, lotada no Instituto de Educação (IE), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU). Atua na área de Educação desde 1989, com experiência em docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Formação de Professores em Nivel médio, no Ensino Superior e na pós-graduação. É integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos - NEPE/IE/FURG e do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura e Escrita e dos livros escolares- Hisales/FaE/UFPEL. Desenvolve pesquisas com enfoque etnográfico sobre albabetização, letramento, cultura lúdica, infâncias e políticas públicas educacionais.

ft4  JOÃO ALBERTO DA SILVA

João Alberto da Silva é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande junto aos cursos de Licenciatura e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Membro do Comitê Institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (CNPq/FURG), no qual coordena projeto referente ao Observatório Nacional da Educação, financiado pela CAPES e INEP. Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática. É Consultor do MEC/INEP para avaliação de cursos graduação e para elaboração de itens para a Prova Brasil de Matemática, Prova Nacional de Acesso à Carreira Docente e Prova Nacional de Ciências para anos iniciais. Tem interesse em atividades de extensão para popularização e divulgação de Ciência e Tecnologia e de pesquisa em Ensino de Matemática e Ciências para anos iniciais do Ensino Fundamental.

 VÂNIA ALVES MARTINS CHAIGAR

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Geografia (1990), especialização em educação (1995) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Cursou doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Trabalhou 13 anos como professora na rede pública municipal de educação básica de Pelotas, RS. Foi coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Pelotense e coordenadora da área de ensino de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, RS. É professora do Instituto de Educação (IE) de Licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua nas seguintes áreas do conhecimento: formação de professores para os anos iniciais e geografia, metodologia do ensino das ciências sociais nos anos iniciais, cidade, memória e docência universitária. Participa dos grupos de pesquisa: Crianças, Infâncias e Culturas - CIC (CNPq), Ensino, formação de professores e avaliação (Unisinos/CNPq), coordenado pela Profª Drª Maria Isabel da Cunha e do Núcleo de Pesquisa e Extensão Memória e Educação - EDUCAMEMÓRIA (FURG/CNPq).

MARIA RENATA ALONSO MOTA

Possui graduação em Pedagogia Hab Pré-Escola e Matérias Pedagógicas pela Universidade Federal do Rio Grande (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/FURG/CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias e educação das crianças de zero a seis anos, currículo e formação de professores e políticas públicas para a infância.

ft5  SUZANE DA ROCHA VIEIRA GONÇALVES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2005), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), e Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2012). Atualmente é professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- FURG na área de Didática, Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Integra como pesquisador no grupo de pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Escolar, do(a) Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE, que desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Currículo e Formação de Professores/as da Infância; Infâncias, Crianças e Culturas Infantis; e Políticas Públicas de Educação.

 JOANALIRA CORPES MAGALHÃES ft6

Doutora em Educação em Ciências, pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla FURG, UFRGS E UFSM. Mestre em em Educação em Ciências pela UFRGS e graduada em Ciências Biológicas- Licenciatura e Bacharelado na FURG. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do PPG Educação em Ciências: química da vida e da saúde (FURG) e do PPG Educação (FURG). Pesquisadora do grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola-FURG. Coordenadora do Núcleo de Formação Integrada da Secretaria de Educação a Distância - SEaD/FURG.

ft7  RAQUEL PEREIRA QUADRADO

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Educação Ambiental e Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação Biologia (FURG). Atualmente é professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola e Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola (FURG/SECADI/MEC). Tem experiência na área de Educação, Educação para a Sexualidade e Educação em Ciências, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros, sexualidades e ensino de ciências e de biologia.

ft8  KAMILA LOCKMANN

Doutorado (2013) e Mestrado (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). É professora adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/FURG). Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, educação infantil e ensino fundamental, supervisão escolar e práticas pedagógicas. Atuou como Professora na Educação Básica, como Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e como professora em Cursos de Especialização em Educação. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Pós-modernidade (GEPCPós /UFRGS), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPQ/UNISINOS) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE/CNPQ/FURG).

ft9  ELISABETH BRANDÃO SCHMIDT

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2000), com título revalidado pela UFRGS; pós-doutorado desenvolvido na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (2008); especialista em Alfabetização; pedagoga, é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, desde 1993. Integra o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos CENPRE/FURG. Possui experiência de 23 anos na Educação Básica. Ministrou aulas nos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Geografia e Artes Visuais. Exerceu funções junto à Pró-Reitoria de Graduação da FURG, de 2001 a 2004, como Superintendente de Apoio Pedagógico, participando de comissões e conselhos (Coordenadora da Comissão Permanente de Assessoria à Superintendência de Apoio Pedagógico, Coordenadora do Núcleo Pangea - grupo gestor das políticas de formação de professores na FURG- Comissão de Assessoria a projetos político-pedagógicos dos cursos e da instituição, Coordenadora Executiva da Comissão Permanente do Vestibular - COPERVE, entre outros. Coordenou o processo de (re)construção dos projetos dos cursos e do Projeto Pedagógico Institucional, tendo, para tanto, sido a responsável pela organização de vários fóruns como o I Fórum Rede de Educação Básica e Universidade. Exerceu atividades de assessoria junto aos cursos de Medicina e Enfermagem da FURG. Vinculada à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - a partir de agosto de 2002. Integrante da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior - RIES, Vice-líder dos Grupos de Pesquisa CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática/CNPq e do PhotoGraphein -CNPq, é também pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano - GEPEN/CNPq. Publicou capítulos e organizou os seguintes livros: Perspectivas de Investigação no Campo da Educação Ambiental & Educação em Ciências; Sob o signo da cegueira: foto-graphando o cotidiano ; COPERVE - planejamento, execução e avaliação de um Processo Seletivo; entre outros. Tem participado de inúmeros eventos na área da educação, no Brasil e no exterior. É uma das editoras da revista Ambiente & Educação. Atualmente, ministra aulas na graduação (Curso de Artes Visuais), no Programa de Pós-graduação em Educação PGEDU/FURG, e no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG. Integra a North American Association Environmental Education - NAAEE - USA e a Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA). Sua função como avaliadora institucional e de cursos de Pedagogia, designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (desde 2004), tem possibilitado significativos efeitos interativo-construtivos em sua jornada como educadora.

 

  • LINHA DE PESQUISA: CULTURAS, LINGUAGENS E UTOPIAS

 

  PAULA REGINA COSTA RIBEIROft10

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1985), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquimica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora Associada IV do Instituto de Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, do Pós-Graduação Educação em Ciências (Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM) e do Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Biologia. Coordena o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - Ceamecim que tem suas ações de ensino, pesquisa e extensão direcionadas as áreas de ciências, biologia, matemática, química, física. Coordena o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Boslsista produtividade 1D do CNPq.

ft11  VANISE DOS SANTOS GOMES

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande-FURG, atuando com formação de professores no curso de Letras habilitação Português/Inglês. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Participa de equipe de coordenação do NEEJAA (Núcleo de Estudos de Jovens e Adultas e Alfabetização), desenvolvendo projetos de pesquisa e de extensão em educação de jovens e adultos, alfabetização e formação de professores. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Cultura, Práticas Educativas e Formação de Professores (CNPq) e atua como Assessora de Relações Internacionais desde dezembro de 2014. Doutora em Educação pela PUCRS (2007, CAPES), tendo realizado Estágio Doutorado em Educação (CAPES) pela Universidade da Califórnia, Los Angeles- UCLA(2005/2006), sob orientação do Prof. Dr. Peter McLaren. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, como bolsista PRODOC- CAPES.

ft12  VILMAR ALVES PEREIRA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase em Filosofia e Educação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Possui Aperfeiçoamento em Fundamentos da Educação (UPF). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem experiência na área de Filosofia da Educação, atuando há quatorze anos no Ensino Superior, principalmente nos seguintes temas: Infância e Subjetividade, Teoria Crítica e Educação, Fundamentos da Educação e Pesquisa em Educação. Como Professor Colaborador atuou na Especialização em Educação da UFRGS e em diversas instituições em Cursos de Especialização como professor convidado. Foi Coordenador das Licenciaturas da UNIPAMPA (COORLICEN). Atualmente, atua como Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU/FURG); Educação Ambiental (PPGEA/ FURG); Atua no grupo de pesquisa Crianças, Infância e Cultura (CIC). Coordena o Programa de Auxílio Ao Ingresso aos Ensino Técnico e Superior - PAIETS. Tutor do Programa de Educação Tutorial PET- Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos. Editor da Revista REMEA. Realiza palestras para Professores da Educação Básica nas redes de Ensino Público. Revisor de importantes Periódicos no campo da Educação. Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da FURG.

ft13  MÁRCIO RODRIGO VALE CAETANO

Um dos líderes do *Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Currículo*, graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no “Programa de Estudios Feministas” do “Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades” da “Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM)”. Paralelo ao magistério, atuou em organizações de direitos humanos LGBT coordenando projetos de pesquisas e de formação continuada com docentes, profissionais da saúde, gestores/as públicos/as e ativistas dos movimentos sociais LGBT e Aids. Professor de Políticas Públicas da Educação no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em História. Dentre os temas de interesse e pesquisa estão: 1. gênero, sexualidade e educação; 2. políticas públicas de promoção à cidadania; 3. desigualdades e marcadores sociais de diferenças 4. teorias feministas e queer; 5. educação e currículo e 6. população LGBT. Entre 2013 e 2014, ocupou a secretaria executiva da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH- e a suplência no Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

 

ft14  DINAH QUESADA BECK

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2003) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2000). Professora Adjunto I do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Pesquisadora do GEERGE/CNPq/UFRGS - Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero e do GESE - Grudo de Pesquisa Sexualidade e Escola. Atou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Marista Rosário em Porto Alegre e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande - Caic em Rio Grande. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, currículo, infância, consumo, gênero e sexualidade.

ft15  ANDRESA SILVA DA COSTA MUTZ

Licenciada em História. Mestre (2009) e Doutora (2013) em Educação na linha dos Estudos Culturais. Tem experiência como bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIc durante a Graduação e CAPES na Pós-Graduação. As pesquisas estão concentradas na área da Educação com foco nas questões relativas à relação entre Cultura, Consumo e Meio ambiente. Docente no ensino fundamental e médio por 10 anos. No Ensino Superior na FURG atua como professora da Graduação e do Mestrado em Educação. Pesquisadora no grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG.